Delegação de Azinhaga
Morada e Informações
Largo das Divisões, Azinhaga
2150-008 Golegã
Tel.: +351 249 957 032 | E-mail: azinhaga@josesaramago.org
www.josesaramago.org
De 3.ª a sábado, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas.
Entrada gratuita
Na Azinhaga
A Delegação de Azinhaga leva no seu espírito epígrafe de As Pequenas Memórias destacando a relação de José Saramago com a sua aldeia natal, com os avôs maternos Jerónimo e Josefa, e de como se foi construindo como escritor até chegar ao Nobel de Literatura em 1998. À entrada da Delegação a epígrafe “Deixa-te levar pela criança que foste” e um retrato de José Saramago em criança pelo artista espanhol Emilio Fornieles.
O espaço expositivo divide-se em dois núcleos: “O casulo de José Saramago” e “Da Azinhaga para o Mundo”, nos quais se apresentam fotografias, documentos, livros e alguns objectos. No primeiro núcleo conta-se a história do apelido da família, partilham-se as quadras da avó Josefa, apresentam-se fotografias da infância do Zezito e do “rio da sua aldeia”, acompanhadas de textos sobre o Almonda. É ainda neste “mágico casulo” que poderemos ver a cama original dos avós maternos, recuperada e oferecida pela Junta de Freguesia de Azinhaga. No segundo núcleo descobrimos como José Saramago se foi construindo, como leitor na Biblioteca das Galveias, como tradutor de mais de 50 títulos do francês, como editor na Estúdios Cor, e como cronista, nas mais de uma dúzia de publicações com quem colaborou. Encontramos também o primeiro contrato com a Portugália Editora, a bibliografia completa pela Porto Editora com os seus 42 livros, com particular destaque para a sua auto-biografia, As Pequenas Memórias. O momento da entrega do Prémio Nobel de Literatura, em 1998, e a constituição da Fundação, seu último legado, são ainda recuperadas neste espaço expositivo.
A Delegação é composta ainda por uma loja e por um espaço multidisciplinar que acolhe exposições temporárias relacionadas com o Fundador e com a missão da Fundação, a saber a difusão da literatura, a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, tomando como documento orientador a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Por vontade do Fundador, em 2008, foi criada a Delegação de Azinhaga, primeiramente na antiga prisão, no Largo da Praça, onde se encontra a estátua de José Saramago por Armando Ferreira, e, em 2017, é então instalada em uma antiga escola primária datada de 1937, com projecto de arquitectura de Raúl Lino, e onde agora se encontra no Largo das Divisões.
Como chegar
1. Na A1, ir pela saída nº 6 em direção a Torres Novas.
2. 1,5km depois, sair em direção Torres Novas / Porto de Mós, entrando na N3.
3. Na N3 seguir as indicações de Torres Novas.
4. Cerca de 4,5km depois, passagem por Póvoa de Santarém.
5. Cerca de 3,5km depois, ir pela saída para Alcanhões, entrando na N365 a seguir até ao destino final.
6. 2km depois, em Alcanhões, virar à esquerda em direção a Golegã.
7. 400m depois, virar à direita em direção a Golegã / Pombalinho / Vale de Figueira.
8. Cerca de 3,5km depois, em Vale Figueira, virar à esquerda em direção a Golegã.
9. 700m depois, virar à direita em direção a Pombalinho / Golegã.
10. Cerca de 7,8km depois, no Pombalinho, virar à direita em direção a Golegã
11. 200m depois, virar à esquerda em direção a Golegã.
12. Cerca de 2km depois, chegada ao destino: Azinhaga.
Tempo estimativo de Lisboa → Azinhaga: cerca de 70 minutos.