Noticias

10 de dezembro de 2024 -76 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos

No 76.º aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, que hoje se celebra, a Fundação José Saramago associa-se à ONU e a todas as Instituições e Pessoas que proclamam a necessidade de respeitar os direitos dos homens e mulheres, e do planeta, como única via de convivência.

Difundimos o Discurso de António Guterres, Secretário-General da ONU, como um tributo às Nações Unidas e ao seu Secretário-Geral, e o Discurso de José Saramago, pronunciado em Estocolmo, na cerimónia de entrega do Prémio Nobel, a 10 de dezembro de 1998, no dia em que se cumpriam 50 anos sobre a assinatura da Declaração.

Juntam-se também duas exposições:

— A primeira, criada pela FJS e pela OEI em 2023 para difundir a Declaração de Deveres Humanos, assinada na Cidade do México a 31 de julho de 2017, em Congresso Internacional convocado pela UNAM — Universidad Autónoma de México e pela Fundação José Saramago. A exposição inclui também o Discurso de José Saramago, que deu origem a esta Declaração, e fotografias de Gervasio Sánchez. Esta exposição está disponível para itinerância.
Descarregar

 

— A segunda, criada este ano, a partir de um desafio lançado pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) aos alunos de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa para reinterpretarem a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a produção de trabalhos gráficos sobre cada um dos seus icónicos 30 artigos.
Ver aqui

Na situação actual do mundo consideramos que é responsabilidade de todos e de cada um não deixar passar despercebida a proclamação do mais importante documento do século XX, como afirmava José Saramago.