Sobre a exposição “Voltar aos passos que foram dados”
No final de Viaje a Portugal, José Saramago diz-nos: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.
Com a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, aceitámos o desafio do escritor e construímos uma mostra que faz uma “viagem” pela biografia literária de José Saramago. Deduz-se daí uma “narrativa” que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor.
A exposição “Voltar aos passos que foram dados” tem um propósito de divulgação e de orientação pedagógica, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento saramaguianos. A mostra é facultada em formato digital e destina-se a ser impressa para exibição, de acordo com as seguintes determinações:
- A ordem expositiva dos 15 painéis deve obedecer à respetiva numeração.
- Os painéis devem ser expostos na sua totalidade, já que qualquer supressão afetaria a coerência da “narrativa” expositiva.
- A impressão dos painéis, que ficará a cargo da entidade que pretenda acolher a exposição, terá em atenção o desenho gráfico adotado, respeitando-se estas dimensões: 100 cm. de altura por 50 cm. de largura.
- A exposição requer espaços amplos, eventualmente de passagem, de estudo ou de leitura (átrios, salas de bibliotecas, corredores, etc).
A exposição “Voltar aos passos que foram dados” está disponível em português e em inglês e será enviada a pedido dos públicos interessados (instituições de ensino, bibliotecas, associações culturais, etc.), pressupondo a sua utilização o cumprimento das determinações referidas.
Contacto: centenario@josesaramago.org