Ciclo “O dever de ver”, com José Augusto Pereira e Pedro Varela
Fecha
23.10.2024
Calendario
6:30 pm
Duración
1h30min
Costo
Gratuito
Dónde
Fundación José Saramago
No dia 23 de outubro, às 18h30, terá lugar a segunda sessão do ciclo “O Dever de Ver”, que propõe um olhar sobre as conquistas e os sonhos por cumprir do 25 de Abril. O fim da guerra foi também o fim do colonialismo e do racismo? É a partir desta pergunta que o historiador José Augusto Pereira e o antropólogo Pedro Varela estarão à conversa.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Biografia dos convidados
José Augusto Pereira é historiador e investigador-colaborador do Instituto de História Contemporânea. Tem-se dedicado ao estudo dos movimentos de libertação nacional em África, nomeadamente na Guiné-Bissau e em Cabo Verde. Mais recentemente, vem-se debruçando sobre o estabelecimento de fluxos de mão-de-obra no império colonial português e sobre a história do movimento antirracista em Portugal nas primeiras décadas do século XX.
Pedro Varela é antropólogo e trabalha como investigador no CIES-Iscte. Fez o seu doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É mestre em antropologia pelo Iscte e licenciado em arquitetura paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Entre a academia e os movimentos sociais tem trabalhado sobre periferia, agricultura urbana, circuitos musicais e história da luta antirracista.
Ambos são co-autores do Livro Tribuna Negra, a história do movimento negro.