Conversa: “O novembro que Abril não merecia”, com António Avelãs Nunes
Data
27.11.2024
Horário
18h30
Duração
1h30min
Custo
Gratuito
Onde
Fundação José Saramago
No dia 27 de novembro, às 18h30, no auditório da FJS, terá lugar uma conversa com o advogado e professor universitário António Avelãs Nunes, autor do livro “O novembro que Abril não merecia”.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Biografia do convidado
Concluída a licenciatura em Direito em 1962, viu recusada por motivos políticos a entrada na carreira da magistratura. Cumprido o serviço militar obrigatório, foi contratado como Segundo Assistente da FDUC, após mais um ano de espera da autorização da Pide.
Antes do 25 de Abril, integrou a Redação da revista Vértice. Depois da Revolução, integrou, como Secretário de Estado, os cinco primeiros Governos Provisórios, saindo do Governo quando Vasco Gonçalves deixou de ser Primeiro-Ministro.
Tendo feito a sua primeira Pós-Graduação com uma tese sobre Direito das Sociedades Comerciais (1967), doutorou-se em Ciências Económicas em 1984, tendo feito toda a sua carreira académica na Faculdade de Direito de Coimbra, como professor de Economia Política. Professor Catedrático desde 1995 e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, desde 2003 até à sua Jubilação (Dez/2009).
É doutor honoris causa pelas Universidades Federais de Alagoas, Paraná e Paraíba, Sigillo d’Oro da Università Degli Studi di Foggia e doutor honoris causa pela Universidad de Valladolid.