Homenagem a Carlos Paredes: concerto de Bernardo Couto
Data
17.02.2025
Horário
18h30
Duração
1 hora
Custo
5 euros
Onde
Fundação José Saramago
No dia 17 de fevereiro, para assinalar os cem anos de nascimento de Carlos Paredes, a Fundação José Saramago programa um concerto de Bernardo Couto, que interpretará peças do lendário compositor e guitarrista.
Horário: 18h30
Custo: 5 euros
Reservas através do e-mail: apoio@josesaramago.org
Sobre Paredes, escreveu José Saramago:
“Não o pensava antes, quando escutava a guitarra de Carlos Paredes, mas hoje, recordando-a, compreendo que aquela música era feita de alvoradas, canto de pássaros anunciando o sol. Ainda tivemos de esperar uma década antes que outra madrugada viesse abrir-se para a liberdade, mas o inesquecível tema de Verdes Anos, esse cantar de extática alegria que ao mesmo tempo se entretece em harpejos de uma surda e irreprimível melancolia, tornou-se para nós numa espécie de oração laica, um toque a reunir de esperanças e vontades.”
Bernardo Couto
Nascido a 19 de Dezembro de 1979, começou a aprender a tocar guitarra portuguesa aos 13 anos com o guitarrista e compositor Carlos Gonçalves. Na Escola de Música do Conservatório Nacional completou o 7.º grau dos cursos de Guitarra Portuguesa e Formação Musical, tendo ainda feito as disciplinas de Análise e técnicas de composição, Acústica, História da Música e Música de Câmara. Estudou ainda com Pedro Caldeira Cabral, Paulo Parreira e Ricardo Rocha.
Só anos mais tarde começou a tocar profissionalmente na casa de fados Mesa de Frades, tendo, a partir daí, iniciado um percurso como acompanhador tocando com Raquel Tavares, Camané, Ana Moura, e, mais recentemente, com Cristina Branco, António Zambujo e Rão Kyao.
Integra ainda o grupo LST (Lisboa String Trio), com os músicos José Peixoto e Carlos Barretto, um duo com o bandoneonista Argentino Martin Sued e o trio SUL com o pianista Luís Figueiredo e o contrabaixista Bernardo Moreira.